Com plantio do gramado à vista, Arena da Amazônia atinge 80%

Posted: September 10, 2013 in Uncategorized

No mesmo dia em que o último carregamento da estrutura metálica da fachada e da cobertura chegou a Manaus, as obras da Arena da Amazônia chegaram à marca de 80% de conclusão. Os trabalhos avançaram dois pontos percentuais em 14 dias.

Segundo o governo local, as peças devem ser transportadas para a arena até a próxima semana. A quatro meses de prazo de conclusão previsto no cronograma, a Andrade Gutierrez, construtora responsável pelas obras, deu início aos trabalhos no futuro gramado, com a instalação do sistema de drenagem.

“Após esse trabalho, serão colocadas camadas de areia e de material orgânico para o plantio do gramado”, disse Josep Codony, engenheiro da empresa Greenleaf.

 

O plantio do gramado, por sua vez, está previsto para o final de setembro. As mudas virão de uma fazenda em Belém, no Pará. Parte da irrigação do campo será feita com água de aproveitamento da chuva.

A etapa só será possível porque os guindastes responspaveis pelo içamento da cobertura foram levados para a parte externa da arena. “É uma operação um pouco mais trabalhosa, mas que nos favorece no que diz respeito ao gramado”, afirmou o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto.

Na semana passada, outra frente de trabalho foi iniciada no estádio: a instalação dos assentos das arquibancadas. A meta da construtora é instalar as 44,3 mil cadeiras até outubro e concluir os trabalhos em dezembro após a montagem da cobertura. 

As primeiras cadeiras foram fixadas no setor oeste da arquibancada superior. Os assentos terão oito variações de cores entre o amarelo e o vermelho claro, formando um grande mosaico.

O ritmo de montagem deverá ser de até mil assentos por dia. Atualmente, além das frentes de acabamentos de piso, parede e instalações, os operários também trabalham na perfuração dos degraus das arquibancadas onde serão fixadas as cadeiras e no calçamento das rampas de acesso ao estádio.

Em obras há 39 meses, a Arena da Amazônia está orçada em R$ 605 milhões. O estádio será palco de quatro jogos da Copa do Mundo 2014, todos válidos pela primeira fase da competição.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s