Apenas 25% das obras da Copa estão concluídas, diz governo

Posted: April 23, 2013 in Uncategorized

O governo brasileiro divulgou ontem (21), em Turim (Itália), um balanço sobre as obras da Copa do Mundo 2014. De acordo com o documento, apenas 25% dos projetos relacionados à competição estão concluídos. Os números foram apresentados durante um evento organizado pela Fifa, cujo objetivo é atrair o interesse internacional para a Copa das Confederações.

Segundo o Ministério do Esporte, a participação tardia do governo na organização do evento contribuiu para o atual cenário. “O ponto de inflexão na preparação foi justamente quando todos decidimos nos unir e ter uma representação governamental no conselho (COL)”, disse Luís Fernandez, secretário executivo do ministério.

O representante do governo evitou citar nomes. A decisão de organizar a Copa sem o governo foi de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF e ex-mandatário do Comitê Organizador Local (COL). Em março do ano passado, o governo passou a integrar o comitê.

No total, 102 projetos da Copa fazem parte da Matriz de Responsabilidades. Somente 13 obras foram entregues: três estádios –Castelão, Mineirão e Fonte Nova –, nove intervenções em aeroportos e uma de mobilidade (um viaduto no entorno da Arena Pernambuco).

A menos de 14 meses do Mundial 2014, 77 estão em andamento (44 em mobilidade, 17 em aeroportos, além de nove estádios) e 12 ainda não começaram –oito em mobilidade e quatro em aeroportos. 

Além disso, após três revisões da Matriz, seis projetos foram excluídos da lista: os monotrilhos de Manaus e São Paulo, o VLT de Brasília, o BRT da capital do Amazonas, a reestruturação de uma avenida em Natal e a ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s