Gramado atrasa e inauguração do Mané Garrincha será no dia 18 de maio

Posted: April 16, 2013 in Uncategorized

A conclusão do Mané Garrincha, palco de abertura da Copa das Confederações, foi adiada mais uma vez e ocorrerá apenas no dia 18 de maio. Segundo apurou o Portal 2014, o fato ocorreu devido ao atraso na entrega do gramado. A instalação estava prevista para a próxima quinta-feira, a três dias do prazo de conclusão divulgado pelo governo do Distrito Federal.

O processo de plantio foi prejudicado por conta das chuvas que castigaram Brasília nas últimas semanas. O cenário atrasou a preparação do terreno, afetando os trabalhos de terraplanagem e drenagem.

“As chuvas estão fortes há 15 dias, acontecendo em diversos horarios, o que não permite que a drenagem seja concluída. Isso colocaria em risco não só esse evento, mas a utilização futura do estádio. Querer fazer algo diferente do que a engenharia e a técnica recomendam seria uma coisa equivocada”, disse o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro, em coletiva de imprensa ocorrida nesta segunda-feira (15).

O gramado, em rolo, foi plantado no estado de Sergipe e será transportado por caminhões-frigoríficos, a temperatura de 10ºC. De acordo com o engenheiro agrônomo responsável pelo futuro gramado, Paulo Antônio Azeredo Neto, cerca de 20 veículos farão o transporte. A instalação ocorrerá em alguns dias, cumprindo as exigências da Fifa para o Mundial 2014.

Mas não é só o gramado que trouxe problemas no cumprimento do prazo. Segundo o jornalista José Cruz, ainda há gruas e mais de dez tratores no canteiro de obras. Além disso, o habite-se, documento que atesta que a construção seguiu as exigências locais, ainda não foi entregue. Com isso, a abertura oficial da arena precisou ser prorrogada.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, segundo o primeiro cronograma do governo, seria concluído até dezembro de 2012. No segundo semestre do ano passado, porém, a abertura foi remarcada para fevereiro. Após mais dois adiamentos, a entrega foi marcada para o dia 21 de abril, aproveitando o aniversário de 53 anos de Brasília.

A arena está 95% concluída e vai receber a primeira partida oficial no dia 18 de maio, com a final do campeonato estadual local. Uma semana depois, a bola rola para Santos e Flamengo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s