Cobertura do Maracanã é finalizada, e estádio ganha nova cara

Posted: April 9, 2013 in Uncategorized

Com 95% das obras concluídas, o Maracanã teve a colocação das lonas da cobertura finalizadas na manhã desta terça-feira. Ao todo, 120 membranas foram instaladas por 20 técnicos e alpinistas europeus que trabalharam com 122 brasileiros na montagem da infraestrutura. A cobertura pesa 4.170 toneladas e tem 68,4 metros de comprimento.

No entanto, os técnicos ainda vão seguir trabalhando na cobertura para vedar as membranas do teto, com previsão de término no dia 25 de abril, segundo a assessoria de imprensa da Empresa de Obras Públicas (Emop). O procedimento é mais lento justamente para deixar a cobertura totalmente impermeável.

O processo de instalação da cobertura foi iniciado em janeiro deste ano, quando os cabos de sustentação foram colocados. No dia 18 de fevereiro, a lona começou a a ser instalada pelos técnicos. Duas semanas depois, uma forte chuva no Rio de Janeiro causou estragos e trabalhadores tiveram que retirar água com baldes.

A estrutura ainda vai adotar um sistema que poderá captar 50% das águas das chuvas que podem cair sobre o estádio, drenando-as para 60 calhas de concreto, através de um mecanismo de sucção a vácuo, até dois reservatórios subterrâneos. Lá, passará por um processo de filtragem antes de voltar aos banheiros.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s