Em Porto Alegre, Beira-Rio avança, mas aeroporto ainda preocupa

Posted: March 28, 2013 in Uncategorized

aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, terá que se apressar na preparação para a Copa do Mundo 2014. As obras de ampliação no local ainda não foram iniciadas, a apenas 14 meses da competição.

O cenário é bem diferente daquele visto no Estádio Beira-Rio, cujo índice de execução da reforma saltou quase 18% em cinco meses, chegando à marca de 62,5% no início de março. Na mobilidade urbana, dez obras seguem em andamento.

 

Os atrasos no aeroporto mudaram até as obras previstas na Matriz de Responsabilidades do Mundial. A ampliação da pista de pouso e decolagem foi retirada da lista na atualização de dezembro de 2012.

O processo de licitação das obras foi concluído no mês passado e, segundo informações da Infraero, os trabalhos ainda não começaram. O prazo de entrega é de 14 meses e o investimento será de R$ 79,6 milhões.

Já a reforma e ampliação do terminal de passageiros do Salgado Filho, orçada em R$ 345,8 milhões, segue na fase de projetos. No começo de fevereiro, a Infraero previa que o edital de licitação das obras seria publicado até este mês.

A entrega da primeira fase dos serviços está prevista para maio de 2014. Por ora, apenas uma obra foi entregue no aeroporto, em dezembro de 2011: o MOP (Módulo Operacional Provisório), com capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano. O investimento total foi de R$ 4,17 milhões.

Com avanço significativo nos últimos meses, Beira-Rio é o que há de melhor, hoje, na preparação gaúcha (crédito: Hype Studio)
 
Bom ritmo
O Beira-Rio, que completará um ano em obras no final deste mês, apresentou avanços a partir de janeiro. Depois de incertezas em relação à continuidade da reforma, o estádio atingiu 63% de conclusão.
 
Após a Andrade Gutierrez, construtora responsável pelos trabalhos, finalizar a montagem da arquibancada inferior, foi iniciada a recuperação no anel superior. Além disso, o plantio do gramado também já começou. A conclusão deve ocorrer em 120 dias.

Na semana passada, os operário deram início à outra frente de trabalho: o içamento da estrutura metálica, que é parte da cobertura do estádio. Na primeira etapa, estão sendo montadas as bases no chão para serem erguidas com dois guindastes. Depois, serão erguidas as duas últimas partes.

A estrutura metálica de cada uma das 65 folhas pesará 40 toneladas e terá 38 metros de altura e 53 de largura. Ela também sustentará os telões da arena. Orçado em R$ 330 milhões, o Beira-Rio deve ser concluído até dezembro. Seis meses depois, será palco de cinco jogos da Copa 2014.

10 obras em andamento
Porto Alegre mantém em dia o cronograma das dez obras de mobilidade urbana previstas na Matriz de Responsabilidade. A intervenção mais cara, o Corredor da Terceira Perimetral, tem quatro frente de trabalho: as passagens subterrânea da rua Anita Garibaldi e das avenidas Cristóvão Colombo e da Ceará, além do viaduto da Bento Gonçalves. A obra na avenida Carlos Gomes com a avenida Plínio Brasil Milano está em fase de licitação. O investimento total é de R$ 194,1 milhões.

Corredor Avenida Tronco, cuja duplicação custará R$ 156 milhões, também tem quatro trechos em obras. Com extensão de 5,3 quilômetros, a nova via será uma alternativa para quem se desloca à zona sul da capital gaúcha.

A cidade terá três linhas de BRT: Avenida João Pessoa, Avenida Protásio Alves e Bento Gonçalves. Juntas, elas terão 13,4 quilômetros de extensão. A prefeitura de Porto Alegre prevê entregar as obras em maio de 2014.

Monitoramento de Corredores de BRT, projeto que prevê um acompanhamento em tempo real do fluxo de veículos e ônibus nos corredores, tem previsão de término para abril do mesmo ano.

Já o Complexo da Rodoviária deve ser concluído em dezembro deste ano, a um custo total de R$ 31,5 milhões.

No mais, duas vias serão duplicadas: Corredor Voluntários da Pátria/Estação S.Pedro e Avenida Severo Dullius, todas em obras e com a data de conclusão marcada para maio e março de 2014, respectivamente.

Porto Alegre ainda dá andamento ao projeto Avenida Beira-Rio/Padre Cacique, que duplicará os 5,8 km da avenida Beira-Rio. Após a conclusão, prevista para daqui a 13 meses, a via ganhará quatro pistas para carros, ciclovia, passeio alargado junto ao rio Guaíba, ponte sobre o arroio Dilúvio e um viaduto no cruzamento da avenida Pinheiro Borda com Padre Cacique. 

 

 
 

O que já está pronto

Apenas o MOP (Módulo Operacional Provisório) do aeroporto Salgado Filho foi concluído. 

 

O que preocupa

A ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Salgado Filho ainda está na fase de projetos. 

 

O que não começou

Além das obras do terminal do aeroporto, a ampliação da pista de pouso e decolagem, retirada da lista de obras da Matriz de Responsabilidades.

 

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