Novo gramado do Beira-Rio poderá ser visto em 120 dias

Posted: February 28, 2013 in Uncategorized

Nesta quinta-feira começou a ser plantada a nova grama no campo do estádio Beira-Rio. A gramínea, do tipo Bermuda e da variedade Tif Grand, foi desenvolvida nos Estados Unidos e poderá ser vista em 120 dias. A garantia é do engenheiro agrônomo Fábio Câmara que, vai além, e assegura que o estádio poderá receber jogos em dezembro. “A grama vai estar pronta até lá e poderá sediar partidas sim”, acrescentou em entrevista ao site do Correio do Povo.  

Câmara explicou que a grama é própria para crescer durante o verão, mas mesmo com o fim da estação o plantio não será prejudicado. “O gramado será plantado através de mudas e manualmente. O tapete desfiado receberá o rolo de uma máquina que irá deixá-lo mais aderente ao solo. A partir do inverno, colocaremos sementes próprias da estação. O crescimento será reduzido, mas não irá paralisar”, enfatizou.  

Segundo o engenheiro da World Sports, empresa que também é responsável pela grama da Arena do Grêmio e que irá trabalhar no estádio do Corinthians, o inverno de Porto Alegre não causa a dormência do gramado, como por exemplo em Buenos Aires. Questionado sobre a capacidade de drenagem, Câmara exaltou a tecnologia do tapete colorado. “A drenagem será feita a vácuo e para nós a chuva é bem-vinda. O excesso será drenado. O que pode prejudicar o crescimento é aquele tempo nublado, justamente pela ausência do sol”, argumentou. 

Uma das situações que chamaram a atenção na inauguração da Arena, foi a grama que se desgrudava do solo após uma dividida entre jogadores de Grêmio e Hamburgo. Para evitar algo semelhante, no Beira-Rio o gramado ganhará um sistema de reforço na areia. “A grama será misturada com o auxílio de uma fibra elástica”, explicou Fábio Câmara. 

A exemplo de outros gramados, o novo piso do Beira-Rio terá de receber um cuidado contínuo. “Hoje, o plantio necessita de 10 pessoas. A manutenção, que não é cara desde que se tenha os equipamentos adequados, exige de três a cinco funcionários”, disse Câmara.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s