Gramado da Arena Corinthians deve estar pronto em julho

Posted: February 26, 2013 in Uncategorized

A Odebrecht iniciou as escavações na área central do campo da Arena Corinthians, onde estará localizado o gramado do palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. A promessa é de que a grama esteja praticamente pronta em julho. 

 

No ano passado, o arquiteto Aníbal Coutinho, responsável pelo projeto, dissera que o gramado da Arena Corinthians estaria entre os mais modernos do mundo . 

Mas, para fazer jus às promessas, existe um longo e minucioso processo de plantio e depois manutenção do “tapete” corintiano, conforme explica a Odebrecht. Entenda:

1. Escavações. Primeiro, utilizando escavadeiras hidráulicas e caminhões, os operários deram início aos trabalhos no centro do campo na última semana e, agora, no lado sudeste. O objetivo é escavar, ao todo, 6.000 metros cúbicos de terra, rebaixando o piso atual em cerca de 70 cm. 

2. Resfriamento. O passo seguinte será instalar os sistemas de drenagem a vácuo e resfriamento da grama –a planta será do tipo inverno, época em que se jogará a Copa do Mundo. 

3. Semeadura. Na sequência, ocorre a colocação das camadas de britas e areia para, só então, ser iniciada a semeadura da grama, isto no final de maio. 

4. Maturação. Após todo esse processo, o gramado estará pronto em julho, garante a Odebrecht, mas não para uso. É que a superfície de jogo do estádio de abertura da Copa precisará de um tempo de maturação pós-plantio de cerca de 90 dias, com direito a poda, irrigação, adubação e controle de pragas e doenças. 

5. Irrigação. Finalmente, para manter o gramado em ótimo estado, o sistema de irrigação será totalmente automatizado, contando com 48 aspersores (ou irrigadores).  

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s