Arena das Dunas inicia 2013 com novo índice: 50%

Posted: January 4, 2013 in Uncategorized
Tags: , , ,

Estádio da Copa em Natal, a Arena das Dunas chegou a 50% das obras concluídas, anunciou o governo do Rio Grande do Norte no último dia 27 de dezembro.

Agora, faltando pouco mais de um ano e seis meses para a Copa do Mundo, todos os doze estádios do Mundial já têm, pelo menos, metade da obra pronta. A Arena das Dunas foi a última a alcançar a marca, e neste momento divide o posto de “lanterninha” com Arena Pantanal (Cuiabá) e Arena da Amazônia (Manaus). O Beira-Rio (Porto Alegre) aparece logo na sequência, 52% pronto.

Como se vê na foto abaixo (confira a galeria anexa), a obra se concentra na conclusão do anel inferior de arquibancadas e na montagem da arquibancada superior, iniciada quatro meses antes do que previa o cronograma.

Ao todo, são 1.600 operários trabalhando 24 por dia. Outro avanço significativo diz respeito à fabricação, já concluída, dos 800 pilares que dão sustentação e forma ao estádio.

“Concluímos o ano de 2012 com uma vitória, atingindo o objetivo de 50% da execução das obras da Arena das Dunas. Embora em momento algum tivéssemos dúvidas em relação ao sucesso da obra, esse número representa um conforto para todos que participam da construção da arena, que vem se mantendo sempre dentro do cronograma aprovado pelo COL e pela Fifa”, lembrou o secretário da Copa no Rio Grande do Norte, Demétrio Torres.

Calmaria após a tempestade
Ao longo de 2012, a Arena das Dunas esteve na mira do secretário da Copa Jerome Valcke, que chegou a anunciar “monitoramento constante” em Natal para prevenir atrasos na obra.

Com a construção iniciada em agosto de 2011, o estádio evoluía timidamente no ano que passou, até deslanchar nos meses finais e consolidar um avanço de 12% entre outubro e dezembro –mais do que evoluíram as obras do Maracanã e da Arena Corinthians no mesmo período, por exemplo.

A um custo de R$ 417 milhões, a Arena das Dunas terá 42 mil lugares e receberá quatro partidas da Copa do Mundo, todas na primeira fase da competição.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s