Mané Garrincha, 84% concluído, segue na fase de içamento da cobertura

Posted: December 11, 2012 in Uncategorized
Tags: , , ,

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha mantém 84% de conclusão em meio ao processo de instalação da cobertura da arena. Na fase atual, ocorre o içamento dos cabos de aço, mesmo procedimento adotado no Maracanã e na Fonte Nova.

De acordo com o governo, 48 macacos hidráulicos estão posicionados no anel de compressão e serão responsáveis pelo levantamento da estrutura de forma automatizada, tudo para garantir a geometria circular.

Ao fim do içamento, os cabos permanentes serão fixados em 48 placas-base, que já se encontram acopladas no anel de compressão. As próximas etapas para a conclusão da montagem da cobertura são a instalação das treliças metálicas e, em seguida, a colocação da membrana.

Até março de 2013, serão instalados os assentos e ocorrerá o plantio do gramado, além da instalação dos sistemas de irrigação e drenagem.

Com exceção dos placares e das cadeiras, o custo do empreendimento será de R$ 800 milhões. A viabilidade financeira ocorrerá por meio de recursos da Terracap (empresa estatal do DF), oriundos da venda de terrenos de propriedade do governo. No estádio de Brasília, portanto, não haverá financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Quatro mil operários seguem trabalhando no canteiro de obras, divididos em três turnos. A entrega da obra deve ocorrer até março de 2013. Além de receber o jogo inicial da Copa das Confederações entre Brasil e Japão, o estádio brasiliense será palco de sete partidas da Copa 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s