Estádios da Copa das Confederações lideram avanços no mês de outubro

Posted: November 28, 2012 in Uncategorized
Tags: , , ,

As seis arenas da Copa das Confederações, confirmadas nesta quinta-feira (8) pela Fifa, apresentaram avanço médio de 5% no mês de outubro. Na reta final da obras, o Castelão segue na dianteira, com 92%.

O Mineirão, com a abertura marcada para 21 de dezembro, chegou à marca de 84% –um novo índice deve ser anunciado nos próximos dias. Mesmo caso do Maracanã, 75% pronto. Nas duas arenas o avanço foi de 6% em 30 dias.

O ritmo é o mesmo na Arena Pernambuco, que após implantar um plano de aceleração das obras a partir de junho, está garantida no evento-teste da Copa do Mundo 2014. Os trabalho atingiram 70% no final do mês passado.

A Fonte Nova e o Mané Garrincha também continuam em um ritmo acima do habitual: em Salvador, salto de 76% para 81%. Em Brasiília, igual, de 76% para 81% de execução. Em todos os seis estádios, os trabalhos se concentram na etapa de montagem da cobertura, etapa derradeira da obra.

Nos estádios cujo cronograma aponta concluisão para dezembro de 2013, o avanço médio foi de de pouco mais de 4%. Destaque para as reformas da Arena da Baixada e do Beira-Rio, que subiram 7%. O estádio paranaense está 52% concluído, e a arena do Internacional alcançou 45%.

A Arena Corinthians manteve a mesma média dos últimos meses, saindo de 51% para 55%. Mesmo compasso da Arena das Dunas, em Natal, que saiu de 38% para 42%.

Na condição de obras mais lentas de 2012, a Arena Pantanal e a Arena da Amazônia pouco avançaram. Em Cuiabá, porém, o índice apresentou o maior aumento do últimos meses: de 47% para 50%. De março a outubro, por exemplo, a obra havia avançado apenas 4%. Em Manaus, o estádio segue 45% pronto para a Copa. Um novo índice deve ser divulgado ainda neste mês.

Belo Horizonte
O estádio é o que exibe as imagens mais impressionantes de obras até aqui: já recebeu as catracas, os bancos de reserva, a maior parte das cadeiras das arquibancadas e até alguns dos refletores. Além do acabamento, a nova cobertura está praticamente concluída. Os trabalhos também estão em andamento na esplanada, com a montagem da via de integração com o Mineirinho. Com 84% de conclusão, o Mineirão esta a 43 dias da abertura. Um novo percentual de obras será divulgado nos próximos dias.

Brasília
Com a instalação da arquibancada superior em vias de ser finalizada, a maior frente de trabalho ocorre na montagem da cobertura, que foi iniciada neste mês, com o içamento dos cabos que sustentarão a estrutura. Depois dos cabos de sustentação, serão montadas as treliças metálicas, que formarão a base para a colocação da membrana de 90 mil m². O estádio, palco de abertura da Copa das Confederações, está 81% pronto e deve ser inaugurado em fevereiro.

Cuiabá
Com 700 operários no canteiro de obras, a Arena Pantanl tem seis novas frentes de trabalho em execução nos últimos dias –só a instalação das arquibancadas no setor oeste foi finalizada até aqui. De acordo com a Secopa, as estruturas metálicas dos setores norte e sul começaram a receber os degraus da arquibancada na última semana. O andamento das obras em outubro apresentou o maior avanço de 2012: 3%, saltando de 47% par 50%

Curitiba
Segundo o clube, as obras da Arena da Baixada estão sendo executadas na parte já existente da arena e também no setor Brasílio Itiberê, que receberá novas arquibancadas, vestiários, setor de imprensa, área VIP, área de hospitalidade e estacionamento. Os trabalhos são divididos em três partes: demolições, fundações e construção civil. No total, quatro setores ainda passam pelo processo de demolição Com 433 operários, a arena está 52% pronta e deve ser reaberta em dezembro de 2013.

Fortaleza

Com 92% de execução, a reforma do Castelão se concentra em três pontos principais: a cobertura, o gramado e a instalação dos assentos. Ainda em outubro, o Castelão começou a receber a pele de vidro, que vai revestir a fachada do estádio. Na cobertura, as telhas metálicas do tipo sanduíche (duas faces de metal e enchimento de espuma isolante) também começaram a ser colocadas. Ainda na condição de estádio mais avançado da Copa até aqui, a arena deve ser entregue no dia 15 de dezembro deste ano.  

Manaus
A Arena da Amazônia segue 45% pronta, segundo informações do governo estadual divulgados no começo do mês passado. Há 15 dias, o estádio recebeu a segunda parcela, de R$ 37 milhões, do empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa agora é que a obra ganhe novo fôlego. Nos últimos três meses, os trabalhos avançaram somente 2%.

Natal
A Arena da Dunas enfrenta sua terceira greve em oito meses. No último dia 7, os 1,5 mil operários cruzaram os braço reivindicando aumento de salários. A Secopa-RN espera que a paralisação se encerre nos próximos dias, sem prejuízos ao cronograma. Na segunda quinzena de outubro, a construtora OAS começou a instalar as vigas do setor oeste do anel superior da arquibancada do estádio. Os setores oeste e sul das arquibancadas inferiores já tiveram suas montagens concluídas. Segundo o governo potiguar, as obras estão 42% concluídas. O prazo de conclusão está previsto para dezembro de 2013.

Porto Alegre
O Beira-Rio atingiu 45% de conclusão no início deste mês. De acordo com o Internacional, os trabalhos de fundação nos quadrantes 2 e 3 das arquibancadas inferiores estão quase finalizados. Na próxima etapa, os pré-moldados das arquibancadas dos quadrantes 2, 3 e 4 começarão a ser erguidos. Também estão sendo executados os serviços de construção civil sob a arquibancada do quadrante 1. O anel da inferior deve ser fechado até o final deste ano. Para melhor andamento dos trabalhos, o estádio, único em reforma que ainda recebia partidas oficiais, terá um descanso a partir do fim do mês de novembro, e será interditado. Hoje, 500 operários trabalhando nas obras, que devem ser concluídas em dezembro de 2013.

Recife
Enfim confirmada na Copa das Confederações, a Arena Pernambuco tem motivos de sobra para comemorar. Para cumprir com os prazos da Fifa e receber sua partida inaugural em abril de 2013, o consórcio construtor vai manter o plano de aceleração, agora que o estádio chegou a 70% das obras concluídas. Os trabalhos ocorrem, de modo mais intenso, na montagem da cobertura na ala sul do estádio, 66% pronta. A instalação completa do “teto” da arena termina em fevereiro de 2013, junto com a entrega do empreendimento. Orçada em R$ 500,2 milhões, a Arena Pernambuco terá capacidade para 46 mil lugares.

Rio de Janeiro
Com 75% das obras concluídas, de acordo com anúncio do governo do estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (8), o processo de instalação da nova cobertura do Maracanã, que começou no primeiro semestre deste ano, segue em andamento. Após a conclusão do içamento dos cabos, uma lona de 68 metros, confeccionada em fibra de vidro e teflon, será estendida com a ajuda de um grupo de 25 alpinistas, com apoio de guindastes. O campo de jogo também teve espaço demarcado, com nivelamento e drenagem. O plantio de grama só deverá ocorrer após o término da montagem da cobertura, quando as gruas e guindastes deixarão o local. O mesmo ocorrerá no processo de instalação dos assentos das arquibancadas.

Salvador
Também confirmada nesta quinta-feira na Copa das Confederações, a Fonte Nova chegou à marca de 80% de obras concluídas. A principal frente de trabalho ocorre na instalação da cobertrura. Iniciado no começo de setembro deste ano, o processo de Big Lift, responsável pelo içamento de 9,2 km de cabos de aço, está prestes a ser finalizado. A menos de quatro meses do prazo de conclusão das obras, mais frentes de trabalho estão em andamento no acabamento e na alvenaria. Já a superestrutura do estádio, composta por pilares, vigas, lajes e pelas arquibancadas, foi concluída no mês de agosto.

São Paulo
De acordo com a Odebrecht, construtora responsável pelo trabalhos, o quinto módulo da cobertura da Arena Corinthians foi içado no lado leste da futura arena. No total, o setor receberá 10 peças. Já na parte oeste, 12 módulos serão instalados. Desde o final de setembro, todos os degraus da arquibancada leste estão instalados. No setor oeste, a etapa está praticamente concluída. Nesse lado, é erguido um prédio de 11 andares, que irá abrigar  as áreas vip, lojas, camarotes e convenções do estádio. Os trabalhos já ocorrem no último pavimento. O estádio da abertura da Copa, a 13 meses do prazo de conclusão, está 55% concluído.

 

Confira a lista com as obras mais adiantadas da Copa: 

1º Castelão – Fortaleza (92%)

2º Mineirão – Belo Horizonte (84%)

3º Estádio Nacional Mané Garrincha – Brasília (81%)

4º Fonte Nova – Salvador (80%)

5º Maracanã – Rio de Janeiro (75%)

6º Arena Pernambuco – Grande Recife (70%)

7º Arena Corinthians – São Paulo (55%)

8º Arena da Baixada – Curitiba (52%)

9º  Arena Pantanal – Cuiabá (50%)

10º Arena da Amazônia – Manaus (45%)

10º Beira-Rio – Porto Alegre (45%)

12º Arena das Dunas – Natal (42%)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s