Castelão segue na dianteira e supera a marca de 91% das obras prontas

Posted: October 21, 2012 in Uncategorized
Tags: , , ,

Faltam menos de 10% para o Castelão ficar pronto para o Mundial 2014. É o que mostra o último relatório do consórcio construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça. A Secretaria da Copa no Ceará divulgou o índice nesta sexta-feira (19).

Agora com 91,06% de execução, a reforma do Castelão se concentra em três pontos principais: a cobertura, o gramado e a instalação dos assentos.

“Seguimos com todo o ritmo necessário e caminhando para que possamos estar com o estádio pronto em dezembro e, a partir do próximo ano, os times cearenses possam disponibilizar do espaço para seus eventos”, explica Ferruccio Feitosa, secretário da Copa no Ceará. A arena deverá ser entregue no dia 15 de dezembro deste ano.

Ainda em outubro, o Castelão começa a receber a “pele de vidro”, que vai revestir a fachada do estádio. Na cobertura, as telhas metálicas do tipo sanduíche (duas faces de metal e enchimento de espuma isolante) também começaram a ser instaladas. O esqueleto da coberta já estava pronto, com todas as tesouras treliçadas e pórticos metálicos colocados desde meados de setembro.

Como a obra é dividada em quatro etapas, duas delas –referentes ao estacionamento para 1.900 veículos, à sede da Secretaria Estadual de Esporte e praça de acesso de 57 mil metros quadrados–já estavam encerradas desde o início do ano.

A terceira fase (implantação do edifício central que abriga uma das arquibancadas e os camarotes e cabines de imprensa) foi recentemente finalizada, faltando apenas a última e derradeira etapa da obra, que consiste na integração entre todas as etapas anteriores e o acabamento do estádio.

Quando pronto, o Castelão terá capacidade para 67 mil espectadores. O custo é de R$ 518,6 milhões.

A arena de Fortaleza receberá um dos jogos do Brasil na Copa das Confederações de 2013, com a possibilidade de encontrar a seleção novamente em uma das semifinais da competição.

Um ano mais tarde, a situação se repete: o Brasil jogará no Castelão na primeira fase da Copa do Mundo e poderá “cruzar” com o estádio cearense novamente nas oitavas ou nas quartas de final.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s