Novas licitações prometem destravar obras da Copa em Porto Alegre

Posted: September 30, 2012 in Uncategorized

Se as previsões da prefeitura de Porto Alegre se concretizarem, janeiro e fevereiro devem ser meses de novidades nas obras de mobilidade urbana da capital gaúcha. Nestes meses, o governo municipal espera concluir alguns dos projetos que integram o pacote de obras para a Copa de 2014 e lançar novas licitações.

Entre os 10 projetos incluídos na Matriz de Responsabilidade da capital gaúcha, que somam R$ 560 milhões em investimentos, duas prioridades da prefeitura podem começar a sair do papel: o prolongamento da avenida Severo Dullius e o BRT (Bus Rapid Transit).

Considerada a mais urgente das intervenções, a obra da Severo Dullius vai permitir o prolongamento da pista do aeroporto Salgado Filho, além de criar alternativas de acesso ao redor do terminal.

De acordo com Ana Pellini, coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional (GAI) da prefeitura, o projeto deve ser entregue no início de fevereiro à Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo financiamento. A licitação deve ficar para o final de fevereiro, permitindo o início da obras ainda no primeiro semestre. “A Severo Dullius é a nossa prioridade número um”, diz Ana.

Ônibus
Modificadas após o anúncio da construção do metrô de Porto Alegre, que ficará pronto depois da Copa, as linhas de BRT também devem ter avanços em fevereiro. Até o final do mês que vem, a coordenadora do GAI espera finalizar os projetos.

Assim, a prefeitura espera lançar a licitação em março. O BRT da capital gaúcha envolve quatro dos 10 projetos da cidade para a Copa. Depois que o metrô foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o projeto do BRT da avenida Assis Brasil foi cancelado para dar espaço ao metrô.

No lugar dele, a prefeitura correu para planejar o BRT da avenida João Pessoa, que vai ligar o centro ao BRT da avenida Bento Gonçalves, importante via de acesso à zona norte da cidade.

Beira-Rio
Dois projetos mais adiantados e que têm ligação direta com a Copa, a duplicação das avenidas Tronco e Beira-Rio, também devem ter novidades nos próximos dois meses.

Segundo Ana Pellini, a empresa vencedora da licitação de 50% da obra na avenida Tronco deverá ser conhecida até o final de janeiro e, se não houver contratempos, as obras podem começar ainda em março. O projeto da outra metade da duplicação deverá ser entregue à CEF em 18 de janeiro.

A duplicação da avenida Beira-Rio começou em setembro passado. A via liga a zona sul ao centro e passa em frente ao estádio escolhido para a Copa. A novidade deve ser o início das obras de uma ponte sobre o Arroio Dilúvio ainda em fevereiro. Os projetos de um viaduto e de um dos trechos da duplicação devem ser entregues à CEF entre janeiro e fevereiro.

De acordo com o cronograma original, a prefeitura esperava entregar maior parte das obras já em 2012. Mas, com alterações dos planos, os prazos passaram para dezembro de 2013.

Parte do atraso está relacionado à elaboração dos projetos, que consumiu mais tempo que o esperado inicialmente. A prefeitura firmou um convênio com o Ciergs (Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul), em outubro de 2009, para a elaboração dos projetos básicos sem custos para o poder público.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s