Camp Nou – o Barça e seus bons projetos arquitetônicos

Posted: September 27, 2012 in Uncategorized
Tags: , , ,

Volto no último dia deste mês com uma nova referência em estádios de futebol. O barcelona teve, nesse último ano, um projeto para reforma de seu estádio, o Camp Nou (“campo novo”) e um projeto de reconstrução total, a beira-mar.

Primeiramente o projeto que surgiu da comemoração de 50 anos do estádio, feito pelo renomado arquiteto, Norman Foster. Esse projeto é o oficial, de reforma – ideal, pois não há cabimento criar um novo, embora a outra proposta ser interessante. Segundo o site oficial do arquiteto, o projeto pretende abrigar 106.000 torcedores – algo já fora do comum. Hoje em dia a capacidade é muito menor, por viabilidade econômica. No entanto, pela grandiosidade do clube, imagino que dê para aguentar bem um estádio de tamanha capacidade.
A grande modernização do estádio de um dos clubes que mais tem membros é a instalação de uma cobertura e algumas modificações no entorno. Alguns acréscimos no programa foram propostos, como hospitalidade e áreas públicas.

Nas duas imagens acima, podemos ver o mosaico feito na fachada – vedação e cobertura – com placas em azul e escarlate (cores do Barcelona), mesclados com placas vermelhas e amarelas (cores da bandeira da Catalunha). Estas placas tem certo grau de transparência e modificam o interior do estádio, onde existe a circulação de acesso às arquibancadas, como é sugerido na imagem abaixo, e alguns outros ambientes. Os painéis são de policarbonato e vidro. Quanto a esses materiais, tenho minhas dúvidas, o policarbonado tem um problema de degradação e mudança de cor ao longo do tempo, e ambos (vidro e policarbonato), tem o problema da manutenção/limpeza. De repente, algum material como o ETFE poderia ser legal. (postarei em breve texto sobre esse material no Blog Arquibancada).
A grande intenção dessa reforma é fazer do estádio uma marca para o clube, atraindo mais fãs e, até mesmo, admiradores da arquitetura. Para isso, a iluminação colaborará muito. O estádio terá duas facetas, a diurna e noturna, onde a iluminação de dentro pra fora, dará destaque ao estádio. Dias de jogos e dias normais serão diferenciados, imagino que com uma iluminação menos intensa nos dias sem partidas, salientando assim o fervor dentro do equipamento enquanto as partidas estiverem acontecendo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s