Diante de Valcke, Secopa anuncia novo índice da Arena Pantanal: 47%

Posted: September 26, 2012 in Uncategorized
Tags: , ,

visita de Jerome Valcke e Ronaldo à Arena Pantanal nesta quarta-feira (29) serviu, ainda, para atualizar o índice de execução nas obras do estádio da Copa em Cuiabá. De acordo com a Secopa local, os trabalhos agora estão 47% concluidos.

O índice das obras não mudava desde maio, quando chegou a 45%. Segundo a Secopa, a demora acontecia por dois motivos: o consórcio construtor, formado pelas empresas Santa Bárbara e Mendes Júnior, priorizou nos últimos meses a fabricação dos pré-moldados de concreto, para agilizar a obra em um momento seguinte.

Além disso, o prazo de entrega do estádio, que era dezembro deste ano, passou para julho de 2013 porque Cuiabá acabou de fora da Copa das Confederações. A mudança representou uma folga no cronograma da arena.

Mesmo assim, a Secopa reforça o avanço em algumas etapas da obra. É o caso do setor oeste das arquibancadas, que se encontra bastante adiantado. No lado oposto, o leste, uma grua vai acelerando a montagem dos degraus. A estrutura metálica que dará suporte às arquibancadas desmontáveis já havia sido instalada em julho. Os pórticos que sustentam a cobertura em forma de trave, por sua vez, continuam sendo montados.

Sobre a manutenção ou não dos lances de arquibancadas removíveis (que poderão reduzir a capacidade da arena em até 30% após o Mundial), a Secopa explica que um estudo de viabilidade mais aprofundado será realizado nos próximos meses.

A partir dele, o governo de Mato Grosso vai concluir se deverá manter as estruturas ou se vai desmontá-las e levá-las a outro lugar depois da Copa –estima-se que o custo dessa operação seja mais alto do que a própria montagem das arquibancadas.

No momento, segundo a Secopa, são 650 trabalhadores no canteiro de obras, número que deverá chegar a 800 tão logo outras frentes de trabalho, como instalaçãos hidráulicas e elétricas, forem iniciadas

A um custo de aproximadamente R$ 458,2 milhões, valor que inclui gastos estimados com gramado, assento e TI (tecnologia da informação), a Arena Pantanal terá capacidade para 43 mil torcedores.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s